Facebook Lite é bom

O Facebook anunciou um novo aplicativo para Android chamado Facebook Lite, que é uma versão do Facebook construída do zero para funcionar sem problemas com conexões de dados ruins e telefones de baixo custo. É um aplicativo para o mundo inteiro, ou seja, os países em desenvolvimento, onde a conectividade de dados é difícil de encontrar.

Mas, como todos sabemos, o Facebook conhece muita informação sobre você, e o aplicativo para Android é uma das maneiras de coletar seus dados. O aplicativo do Facebook Lite é melhor?

E quanto à experiência geral do usuário? Alguma vez valeria a pena para alguém com uma conexão de Internet estável e rápida para baixar o Facebook Lite?

Vamos dar uma olhada em profundidade neste aplicativo e responder a todas essas perguntas.

Benefícios do Facebook Lite

Como um download, o Facebook Lite tem menos de 1MB e, uma vez instalado, ocupa 2,82MB de espaço no meu dispositivo. Compare isso com a quantidade de espaço que o Facebook ocupa regularmente, que é de 195MB. Esta não é uma diferença insubstancial.

Além disso, o Facebook Lite não pré-carrega fotos da maneira que o Facebook faz. Em vez disso, ele faz o download de versões de baixa resolução de fotos que você pode percorrer em sua linha do tempo, e se você realmente tocar em uma delas, ela baixará a versão de maior resolução.

Da mesma forma, ao fazer o upload de fotos, as imagens são compactadas e enviadas em segundo plano para que o usuário não tenha que ficar olhando para uma tela de upload por alguns minutos de cada vez.

Interface de usuário
O Facebook Lite não é apenas um invólucro para o site para dispositivos móveis – é um aplicativo totalmente reformulado. O recurso de postagem de status foi movido para o topo do aplicativo (em vez de um botão flutuante no canto inferior direito), o que significa que a barra de pesquisa foi reduzida a um botão.

Com toda a honestidade, o layout não é pior; é apenas diferente. Você ainda tem as mesmas guias básicas – Feed de notícias, Solicitações de amigos, Mensagens, Notificações, Pesquisa e Opções – você simplesmente não pode deslizar entre elas; você tem que tocá-los.

Geralmente, há textos e botões maiores, destinados a dispositivos com telas de baixa resolução. Ele ainda tem um visual semi-moderno com cartões brancos sobre um fundo cinza – não há apenas um efeito real de sombreamento por trás deles.

No painel de notificações abaixo, você pode ver que a versão Lite não apresenta as fotos de perfil de ninguém, optando por imagens pequenas e de baixa resolução para denotar se alguém gostou ou comentou algo. A única coisa um pouco fora é que não há fronteira entre as notificações e os lados da tela, fazendo com que pareça esmagado.

Percorrer o aplicativo Lite é visivelmente mais problemático do que percorrer o Facebook normal. É claro que eles fizeram alguns cortes para permitir que funcionem corretamente em dispositivos com pouca RAM e baixa potência de CPU. Outros “recursos” foram removidos, como o navegador no aplicativo do Facebook que muitas pessoas desativam mesmo assim.

Tudo somado, o aplicativo é certamente utilizável, se um pouco menos suave do que o aplicativo normal do Facebook.

Segurança e privacidade
O Facebook adora a sua informação e você quer ter certeza de que ela não está apenas distribuindo para todos. Bem, para começar, eles têm uma ferramenta on-line para que você possa verificar suas configurações de privacidade , mas depois de fazer isso, não é uma má ideia ver quais permissões esse aplicativo para dispositivos móveis tem em seu dispositivo.

Algumas pessoas consideram as permissões do aplicativo regular do Facebook um pouco invasivas . Você pode ver todos abaixo.

Parece uma longa lista, mas a lista do Facebook Lite é quase tão longa:

As principais diferenças? O Facebook regular tem permissões para definir / alterar o papel de parede, alterar as configurações de áudio, ler / alternar configurações de sincronização e expandir / reduzir a barra de status. Então, nada muito dramático.

Basicamente, se as permissões regulares do Facebook são muito invasivas para você, o Facebook Lite provavelmente também é. Sua melhor aposta para evitar permissões é simplesmente acessar o site móvel do Facebook através de seu navegador favorito. , e para ainda mais segurança, acesse o Facebook via Tor acessar Facebook através do Tor acessar .

No entanto, se você também usa o recurso de mensagens do Facebook, há outro aplicativo que você deve levar em consideração: o Facebook Messenger. Abaixo estão algumas (mas não todas) as permissões do Facebook Messenger.

O mais notável aqui é que o Messenger tem a permissão para enviar mensagens SMS, e se isso o preocupa, então tenha certeza de que o Facebook Lite não tem o recurso de mensagens embutido, ele está apenas um pouco enfraquecido. Vamos dar uma olhada nisso.

Mensagens
Como o Facebook Lite inclui o recurso de mensagens, algumas pessoas podem estar inclinadas a baixá-lo em vez da combinação Facebook + Messenger. Um tempo atrás, o Facebook decidiu forçar todos os seus usuários do aplicativo para baixar o Messenger se eles quiserem continuar usando o serviço de mensagens.

Mas se você vai fazer a troca, como o Lite se compara ao messenger? Veja por si mesmo. O Lite está abaixo à esquerda e o Messenger está abaixo à direita.

Lite obviamente não é tão atraente quanto o Messenger. Bolhas de mensagens são mais limitadas e não incluem registros de data e hora ou recibos de leitura. Mas o recurso de mensagens principal ainda está lá. Se você descobriu que o Messenger está muito inchado, o Lite pode ser o aplicativo de mensagens que você estava procurando de qualquer maneira.

E se você é um fã de adesivos do (como você pode não ser? Eles são adoráveis), então você ficará feliz em saber que até mesmo a versão Lite os suporta. No entanto, sua organização está além da pobreza. Você terá acesso a um número limitado de emoji e a uma listagem aleatória de adesivos. É funcional, mas não é ótimo.

Como eu faço o download do Facebook Lite?

O Facebook Lite está sendo implementado em partes da Ásia, América Latina, África e Europa. A listagem da Play Store é visível para todos, mas se você não estiver em um dos países escolhidos pelo Facebook, verá uma mensagem dizendo: “Este aplicativo é incompatível com todos os seus dispositivos”.

Se você não estiver em um dos países em que o Lite está oficialmente disponível na Play Store, ainda é possível fazer o download por meio de um website chamado Espelho APK e acessá-lo no seu dispositivo.

A versão atual no momento em que este texto foi escrito é 1.10.0.55.128, mas certifique-se de baixar a versão mais recente disponível e verificar regularmente se há atualizações.

Qual você usa?

O Facebook não é uma xícara de chá para todos, mas se você for um usuário ávido, um desses aplicativos certamente atrairá as suas necessidades. Se não, nós temos alguns aplicativos alternativos do Facebook e aplicativos alternativos do Messenger para você experimentar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *